2011 iniciou com as vendas do comércio baiano se mostrando bastante aquecidas, com exceção para março, quando o varejo apresentou crescimento moderado. A expansão em maio foi motivada principalmente pelo Dia das Mães.
Ele impulsionou o crescimento das vendas de televisores, celulares, máquinas de lavar roupa, vestuário, calçados, perfumaria, jóias e semijóias. Tradicionalmente, esta data sempre gerou bons negócios para o setor.
As variações positivas registradas nos últimos 12 meses levaram o comércio baiano a uma expansão de 8,7%, ao passo que no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, a variação do volume de vendas situou-se em 8,2%.
Entre os setores que tiveram maior participação positiva, o segmento Livros, jornais, revistas e papelaria foi o primeiro (35,8%). Nos últimos 12 meses o segmento atingiu 9,6% e, no acumulado do ano, 15,2%.
Também apresentaram variação positiva os segmentos Tecidos, vestuário e calçados (13,0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,8%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%);
Combustíveis e lubrificantes (5,9%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2%). O único setor que teve queda nas vendas foi o de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-22,1%).
Entre os ramos que não integram o indicador do varejo, apresentaram variações positivas nas vendas em maio Veículos, motocicletas, partes e peças (16,4%) e Material de Construção (0,3%).
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