segunda-feira, 18 de julho de 2011

Itajuípe realizou conferência de saúde


Itajuípe realizou sua segunda conferência local de saúde, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, tendo como tema “Todos pelo SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
Ela foi aberta pelo prefeito Marcos Barreto Dantas, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Edilson Lins e a Secretaria de Saúde Rosângela Lessa. A novidade foi a apresentação dos alunos da Escola de Dança Tchu & Cia, muito aplaudida.
Uma palestra foi proferida pela representante da 7ª Dires/SESAB de Itabuna, a farmacêutica bioquímica, graduada pela UFBA com especialidade em Saúde Pública, e Auditora do SUS da Bahia Mariza Eduane Costa P. Mesquista.
O segundo dia foi dedicado aos problemas de saúde dos bairros e distritos, retirados das pré-conferências e de discussões dos eixos I, II e III, que tratavam de assuntos como a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade, o controle social e a gestão do SUS.
Depois houve as votações das propostas a ser enviadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde por quatro delegados escolhidos na conferência.
Segundo o prefeito Marcos Dantas, “estamos realizando com êxito nossa conferência, um momento de conhecer o Sistema Único de Saúde e refletir como a política pública está inserida com o SUS em nosso país”.
Para a secretária de saúde Rosângela Lessa, a conferência em Itajuípe está ratificando o compromisso no enfrentamento dos desafios de melhoria do acolhimento e do acesso de qualidade aos usuários do SUS.

Nenhum comentário: