sexta-feira, 29 de julho de 2011

Chineses visitam o Porto de Ilhéus


Recepcionado pelo prefeito Newton Lima e o secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, empresários chineses conheceram a infraestrutura do porto de Ilhéus nesta quinta-feira.
A finalidade é elaborar um diagnóstico visando exportar manganês pelo terminal. Os executivos, da Brazil Resources Holding e da Prosperity International Holdings, com sede em Hong Kong, dizem que a proposta é fazer a primeira exportação em três meses.
O prefeito elogiou a iniciativa dos empresários chineses em investir no município e iniciar a exportação de cerca de 45 mil toneladas em três meses. E falou sobre o porto sul, que dará impulso à atividade do terminal, ligando o porto de Ilhéus ao centro-oeste do Brasil.
O consultor e operador portuário Libério Menezes repassou informações técnicas sobre a infraestrutura portuária e as atividades logísticas. Dentre elas, citou o projeto de expansão do porto a ser executado pelo Governo Federal.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) irá investir na dragagem de aprofundamento para 14 metros, ampliação de sua retroárea primária e implementação de canal de tráfego direto e livre. O investimento visa garantir a atração de novos volumes.
Dados da Codeba mostram que no primeiro trimestre deste ano o porto teve aumento de 95% nas cargas, em relação a 2010. De janeiro a março de 2010 foram registradas 15.900 toneladas e no mesmo período de 2011 cerca de 30.900.
A previsão é transportar uma média de 50 mil toneladas/ano de minério de níquel. O porto se destaca na exportação de farelos e grãos de soja, concentrado de níquel, manganês e óxido de magnésio.

Nenhum comentário: