sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bahia agiliza combate à tuberculose


A tuberculose extensivamente resistente (XDR-TB), caracterizada pela resistência do bacilo aos medicamentos usados no tratamento, que antes era diagnosticada apenas clinicamente, está sendo confirmada por meio do diagnóstico laboratorial.
A doença, assim como a tuberculose multidroga resistente (TBMDR), é decorrente de tratamentos incompletos ou irregulares, incluindo a subdosagem dos medicamentos.
A partir do diagnóstico laboratorial da XDR-TB, os pacientes têm o tratamento assegurado pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico da XDR-TB é feito no Centro de Referência Hélio Fraga, no Rio de Janeiro.
Ele foi credenciado pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) para realizar o teste de sensibilidade específico, que antes não era viabilizado na rede pública.
Os estados foram orientados a encaminhar as amostras para o centro e a Bahia, em função do estudo sobre o assunto que vinha desenvolvendo na Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foi o estado que enviou o maior número de amostras.
Por isso, ele teve a mais rápida identificação dos casos. A coordenação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose criou o Grupo de Trabalho da Tuberculose Multidroga Resistente, que inclui entre suas ações o acompanhamento dos casos.
O grupo de trabalho tem representantes da Vigilância Epidemiológica, Hospital Especializado Octávio Mangabeira, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Associação Damien do Brasil e Secretaria de Saúde de Salvador.

Nenhum comentário: