terça-feira, 26 de julho de 2011

Programa baiano se torna nacional


O "Água para Todos" do Governo da Bahia é o modelo que o governo federal adotou para um programa com o mesmo nome, parte do "Brasil Sem Miséria - Nordeste", lançado nesta segunda-feira, em Arapiraca (AL), pela presidente Dilma Rousseff.
O programa baiano atendeu mais de 2,3 milhões de pessoas nas zonas rural e urbana, entre 2007 e 2010. O "Água para Todos" da Bahia construiu mais de 51,6 mil cisternas, cerca de 2,5 mil poços e 2,4 mil sistemas simplificados de abastecimento de água.
Além disso, foram realizadas mais de 897 mil ligações de esgotos. Entre abastecimento de água e esgotamento sanitário, o programa baiano investiu quase R$ 1,9 bilhão.
Ao assinar o termo de pactuação com o "Brasil sem Miséria", que define o conjunto de compromissos de cada ente com o programa federal, o governador Jaques Wagner destacou o sucesso do "Água para Todos" estadual e a expectativa de ampliação das ações.
"Esperamos que ao longo desses quatro anos possamos dar acesso a mais 2 milhões de baianos à água". O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, elogiou o Governo da Bahia durante o lançamento do programa federal.
"O programa estadual é um exemplo da capacidade do Estado de prover a melhoria da vida da população por meio do atendimento das necessidades básicas". O governador também lembrou a importância da parceria na área da saúde.
Ele ressaltou o programa "Saúde em Movimento", que realiza atendimento em diversas especialidades, em especial na oftalmologia. “Fizemos mais de 250 mil atendimentos, sendo 60 mil cirurgias de catarata. Devolvemos a visão a milhares de baianos.”

Nenhum comentário: