quinta-feira, 28 de julho de 2011

Itabuna e Ilhéus vão coletar órgãos


Apesar dos inúmeros problemas financeiros e administrativos enfrentados pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, ele pode se transformar numa referência em captação e transplante de órgãos.
Médicos e enfermeiros que trabalham no hospital foram treinados, nesta semana, através de uma iniciativa do Governo do Estado. A capacitação foi ministrada pelo coordenador de transplantes na Bahia, Eraldo Salustiano de Moura.
Ele orientou os profissionais para atuar no momento em que familiares perdem seus entes queridos em decorrência de morte encefálica. Também aprenderam como orientar e informar as famílias para que sejam acolhidas no momento da dor.
E também que permitam a doação de órgãos para a unidade hospitalar. Os profissionais que receberam o treinamento servirão de multiplicadores de conhecimento para a comunidade, e principalmente os funcionários que não puderam participar da especialização.
Em Ilhéus, o treinamento acontece em duas etapas. A primeira foi realizada nesta quarta, no auditório do Hospital Unimed. Durante o evento, o coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Salustiano, fez uma palestra sobre o processo de transplante.
O Treinamento para o Processo de Doação e Transplante de Órgãos continua nesta quinta durante todo o dia, no Auditório da Justiça Federal. A capacitação é para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de unidades de Saúde da Família.
Os representantes da Organização de Procura de Órgãos de Itabuna e Ilhéus também participam da capacitação.

Nenhum comentário: