quarta-feira, 6 de julho de 2011

10 baianas aprovam "zero" na OAB


Nada menos que 10 faculdades de Direito da Bahia não conseguiram aprovar ninguém no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), segundo relatório divulgado nesta terça-feira pela entidade.
Fora da Bahia, outras 80 instituições de ensino superior tiveram aprovação zero no último Exame de Ordem, em dezembro. As baianas foram a FTE, Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade São Tomás de Aquino, Faculdade São Salvador.
Mais FSBA e Isec, todas de Salvador; a Famec de Camaçari, a FAN de Feira de Santana, a FAAHF de Luís Eduardo Magalhães e a Facsul de Itabuna.
A lista será encaminhada ao Ministério da Educação para que os cursos sejam reavalizados e penalizados com a perda de vagas ou a extinção. O índice de reprovação no Exame foi de 88% dos 106.891 candidatos.
As faculdades públicas foram as que mais aprovaram, proporcionalmente, mas a informação divulgada por alguns blogs, sobre a Ufba ser "a que mais aprovou em todo o país", era falsa.
Não foi primeira em números absolutos (Estácio de Sá, do Rio de Janeiro com 390) nem relativos (Universidade de Brasília, com 67,44%). A Ufba aprovou 69 alunos (35ª) com percentual de 56,56% (9ª, depois de oito que inscreveram e aprovaram só um aluno, 100%).
Na Bahia, a Universidade Católica do Salvador foi a que mais aprovou em números absolutos, com 105, ficando a Ufba em segundo com 69 e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em 8º, com 23 aprovados.
Em percentual, as primeiras foram a FAAHF e a Facsul, que aprovaram seu único inscrito (100%). A Ufba é a terceira com 89,34% e a Uesc ficou erm 12ª no estado, com 43,84%
A instituição na primeira colocação é a UnB (Universidade de Brasília), seguida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e Universidade Federal de Minas Gerais. A USP (Universidade de São Paulo) aparece no quarto lugar.
No mês passado, o MEC suspendeu 11 mil vagas de 136 cursos de direito que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A medida atingiu cursos que receberam notas 1 e 2, em uma escala de 1 a 5, no Conceito Preliminar de Curso.

Nenhum comentário: