sexta-feira, 20 de maio de 2011

Itabuna teve 175 abusos de crianças


O serviço telefônico disque 100 registrou mais de 52 mil denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, entre 2003 e março deste ano em todo o país. Em Itabuna, foram notificados 175 casos envolvendo menores.
Mas, de acordo com o coordenador do Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Edson Braz, esse número não reflete a realidade do município porque mais de 90% dos casos ocorrem nas classes média e alta e elas têm medo de se expor.
"Por isso não denunciam os abusos". Edson informa que na maioria das vezes as agressões são praticadas por padrastos, pais, avós ou tios dentro da própria casa. E as meninas são as maiores vítimas, chegando a 85% dos casos.
Segundo o Programa Nacional de Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual, a Bahia é o terceiro estado em número de denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, só perdendo para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Creas em Itabuna funciona na rua Nações Unidas, no centro, e atende vítimas de abuso sexual e maus tratos com serviços de apoio psicossocial aos menores e familiares. Também realiza campanhas educativas e recebe denúncias pelo fone 3613-1124.
Fonte A Região

Nenhum comentário: