quinta-feira, 10 de maio de 2012

Plano incentiva acesso aos serviços bancários para ampliar cidadania e combater a pobreza


 
Inclusão bancária cresceu 31% em cinco anos
O Plano Nacional de Inclusão Bancária, lançado nessa quarta-feira (9), estabelece uma série de ações (veja tabela) a serem atingidas até 2014 para aumentar o acesso aos serviços financeiros, especialmente pelos mais pobres. Além de ampliar e facilitar o microcrédito produtivo, as medidas visam aquecer a economia e reduzir a pobreza por meio de um ambiente de negócios com segurança jurídica do consumidor e difusão de informações para o crescimento responsável do crédito.
Nos últimos cinco anos, o número de indivíduos com relacionamento ativo com instituição financeira aumentou 31%, chegando a 121 milhões de pessoas, que corresponde a 84% da população brasileira acima de 15 anos.
De acordo com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nos últimos dez anos o Conselho Monetário Nacional e do BC promoveram a inclusão financeira da população. “Toda a atuação que este Banco Central e demais atores têm empenhado, nos últimos anos, constitui uma linha de referência para novas ações no futuro”, disse Tombini.

Nenhum comentário: