quarta-feira, 16 de maio de 2012

O SUS atende gratuitamente quem busca ajuda para parar de fumar. Entre 2005 e 2011, o Ministério da Saúde destinou R$ 98 milhões ao tratamento de fumantes"


 
Conversa com a Presidenta

Sou assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Como devo proceder para que os usuários deficientes possam ter acesso aos direitos do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência?
Cléia Regina Vieira, 53 anos, assistente social em Hulha Negra (RS) 
Presidenta Dilma - Cléia, em novembro do ano passado, nós lançamos o Viver Sem Limite, com ações nas áreas de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, que visam promover a autonomia e garantir direitos para as pessoas com deficiência. Para implementar essas ações e fazer com que os benefícios cheguem efetivamente à vida das pessoas, estamos construindo parcerias com estados e municípios. Em janeiro, o estado do Rio Grande do Sul aderiu ao Viver sem Limite, por meio da assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Na ocasião, foi lançado o RS sem Limite, que trabalha na mesma linha do programa federal. Para obter informações detalhadas sobre como fazer chegar os benefícios às pessoas com deficiência com as quais você trabalha, basta consultar a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul ou a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders). Para conhecer em detalhes as ações do Viver sem Limite, que mobilizará investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014, basta acessar a página www.pessoacomdeficiencia.gov.br. Temos no Brasil 45 milhões de pessoas com deficiência, sendo 2,5 milhões no seu estado. Estamos trabalhando no sentido de criar as condições para que esses brasileiros possam desenvolver todas as suas potencialidades.

Nenhum comentário: