sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMBATE A CORRUPÇÃO.

“Hoje, a preocupação de combate à corrupção, até por conta das ações, não tem sido exclusiva dos agentes do Estado encarregados das tarefas, mas de todos os brasileiros”


“Hoje, a preocupação de combate à corrupção, até por conta das ações, não tem sido exclusiva dos agentes do Estado encarregados das tarefas, mas de todos os brasileiros” 
Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro dessa quinta-feira (3), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, tratou dos resultados do combate à corrupção na administração pública, o papel do órgão e as soluções jurídicas que têm garantido os preparativos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.
Ressarcimento 
Nós temos uma ação muito intensa em vários estados, relativa à cobrança de recuperação de ativos desviados do serviço público. Temos uma ação envolvendo o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União, o Ministério Público e mesmo a Polícia Federal, em que naqueles processos que estão sendo identificados e condenados pessoas por crime de corrupção, de desvio de dinheiro público, a AGU busca recuperar esses ativos para a União. Já recuperamos mais de R$ 300 milhões e já temos mais outros R$ 300 milhões bloqueados pela Justiça em favor da retomada desses recursos para o Estado Brasileiro.
Copa 
Temos procurado dar todo o assessoramento jurídico a esses processos de implementação dos estádios da Copa, das grandes arenas. A AGU presta o assessoramento jurídico a todos os órgãos que estão envolvidos, principalmente o Ministério do Esporte, que coordena e auxilia esse processo. No caso desses estádios, temos conseguido superar todos os entraves jurídicos e viabilizado a construção. Há uma ação conjunta, da AGU, do Tribunal de Contas e a Controladoria-Geral da União e os órgãos de investimentos, o BNDES e a própria Caixa, muito responsáveis com os recursos públicos aplicados.

Nenhum comentário: