quarta-feira, 23 de maio de 2012

Medidas incentivam investimento produtivo e venda de carros nacionais para superar crise internacional


 
Ação resulta de acordo entre governo e setor produtivo 
O emprego industrial e a demanda de consumo das famílias receberam um incentivo na última segunda-feira (21), especialmente para a cadeia automotiva, a partir de um acordo firmado entre o governo federal e os setores industrial e financeiro. “É uma iniciativa inédita que vai beneficiar o consumidor e o investidor”, explicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. As novas ações se somam às outras iniciadas neste ano para reduzir os juros e fortalecer o mercado interno, como a desoneração da folha de vários setores e ações sobre o câmbio. A estratégia visa se contrapor ao agravamento da crise financeira internacional.
Voltadas às indústrias automotiva e de bens de capital, as medidas anunciadas incluem a redução das alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) na venda de veículos (veja tabela) e de facilitação do crédito. Ao mesmo tempo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduziu as taxas de juros do Programa de Sustentação de Investimento (PSI).
Carros - A partir dessa terça-feira (22), os carros de até 1000 cilindradas terão a alíquota do IPI reduzida de 37% para 30%. O ministro lembrou que, para as empresas habilitadas no regime automotivo, a alíquota passou de 7% para zero, pois o regime permite redução adicional de 30 pontos percentuais. A expectativa é que o setor retome o bom desempenho verificado nos últimos anos. “O objetivo é reduzir o preço dos veículos ao consumidor”, diz Mantega.

Nenhum comentário: