quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plano Nacional de Cultura


Dando continuidade ao processo que visa ampliar o diálogo com artistas, produtores, gestores e sociedade civil e apresentar a implementação de políticas públicas para o Plano Nacional de Cultura relativas aos próximos dez anos, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Representação Regional Norte, realizou nesta terça-feira (18), na sede da Regional, em Belém, o Seminário – Metas do Plano Nacional de Cultura.
Participaram do encontro o coordenador de Acompanhamento de Política Cultural da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Rafael Oliveira, o coordenador-Geral de Estratégia e Gestão das Ações da SAI, Marcelo Velloso e o Representante da Regional Norte do MinC, Delson Cruz. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas dentre gestores públicos, artistas, produtores, Pontos de Cultura e os representantes dos demais segmentos.
Quem abriu o debate foi Marcelo Velloso, que explanou acerca do Sistema Nacional de Cultura (SNC) definindo-o e enumerando seus princípios e componentes. Ele também  falou sobre os Sistemas Municipal e Estadual de Cultura. Segundo o coordenador, tem sido feita uma agenda casada em vários lugares apresentando o Plano Nacional de Cultural (PNC) e falando sobre o SNC, no intuito de chamar e mobilizar os setores a contribuírem.
Velloso ainda falou sobre os avanços ocorridos nos últimos 8 anos na cultura, em como isso reflete no papel que ela tem exercido no país e nos desafios que o Ministério tem enfrentado, entre eles a falta de diálogo com os segmentos, o que pode ser resolvido com o SNC. “O Sistema é a ferramenta mais eficaz para responder aos desafios, é uma possibilidade de gestão articulada e compartilhada entre Estado e sociedade”, explica o coordenador.

Nenhum comentário: