sábado, 22 de outubro de 2011

Novas tecnologias sociais ampliam as opções de políticas e métodos para erradicar miséria


Banco de dados conta com 835 projetos para o desenvolvimento econômico e social
Com a certificação de 264 novas tecnologias sociais neste ano, a Rede de Tecnologia Social (RTS) passou a oferecer informações sobre 835 projetos bem sucedidos e que têm potencial para serem replicados na promoção do desenvolvimento econômico e social.
A base de dados da RTS, formada em 2004 por entidades federais e da sociedade civil, já ofereceu soluções que foram incorporadas a políticas públicas, como os painéis solares para aquecimento de água do chuveiro, obrigatório nas casas do programa Minha Casa Minha Vida e tecnologias usadas pela agricultura familiar a partir de fomento público, como cisternas, barraginhas e bancos de sementes.
De abril de 2005 a maio de 2011, a Rede de Tecnologia Social (RTS) aplicou R$ 435,7 milhões em ações de reaplicação de tecnologias sociais voltadas à geração de trabalho e renda. De acordo com o relatório de seis anos de atuação da rede, o objetivo desse investimento é sair da escala de projetos demonstrativos para possibilitar impactos efetivos na realidade social.
As iniciativas são produzidas por organizações não governamentais, estados, municípios e por instituições de pesquisa.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, teve seis tecnologias certificadas neste ano, sendo que uma delas, está entre as finalistas do prêmio oferecido pela Fundação Banco do Brasil (FBB), que contou com 1.116 inscrições em sua sexta edição. A Embrapa Arroz e Feijão, da Região Centro-Oeste, desenvolveu uma nova técnica de controle das voçorocas, que são buracos causados pela erosão no campo. Três técnicas de produção ambientalmente sustentáveis na Amazônia e outra do semiárido nordestino, desenvolvidas pela Embrapa, também foram certificadas.

Nenhum comentário: