terça-feira, 21 de junho de 2011

Saúde pública em Itabuna é tema de reunião na Comissão de Saúde



Mantendo o ritmo de atividades deste semestre, a Comissão de Saúde e Saneamento debateu a saúde pública em Itabuna na manhã desta terça-feira, 21. Além dos deputados membros do colegiado, também participaram da reunião o secretário de saúde do município, professor Geraldo Magela, Dr. Andrés Alonso, superintendente de regulação no Estado, e Drª. Suzana Ribeiro, secretária de saúde adjunta do Governo da Bahia.

Atendendo quase três milhões de pessoas nas regiões sul, sudoeste e extremo sul do estado, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães passa por uma crise financeira que ameaça seu funcionamento e é alvo de impasse entre a gestão municipal e o Governo Estadual desde 2008, quando Itabuna perdeu o comando único da saúde. “A comissão se coloca como intermediadora na questão e irá elaborar uma proposta para apresentar em audiência pública que será realizada em Itabuna”, explicou o Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB), presidente da comissão.

Magela disse que o gestor municipal está aberto para negociação com o Secretário Jorge Solla, defendendo que “há interesse do município de construir, ou seja, aumentar leitos, inclusive de UTI, e modernizar centro cirúrgico”, especialmente “ao se considerar que 100 mil novas pessoas são esperadas para a região com o projeto Porto Sul”. Para Drª Suzana, “o Estado tem procurado minimizar o impacto da crise na população” e “quer que Itabuna possa gerir a saúde pública do município”. “As divergências são naturais, mas precisamos esclarecer quais são as atribuições de cada instância de poder neste caso”, disse o Dr. Andrés.

Antes do evento em Itabuna, os deputados se reunirão com os governos Estadual e Municipal para mais uma rodada de negociação. “A situação se agrava a cada dia e quem perde é a população. Todos têm que entender que saúde não tem partido”, argumentou Arimatéia. A audiência está marcada para o dia 12 de agosto, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho.

Nenhum comentário: