quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bahia amplia acesso ao "gás social"


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), lançou nesta segunda o Programa Gás Social, que ampliará o acesso da população de baixa renda ao gás natural (GN) canalizado.
O produto é mais barato, limpo e seguro que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. O programa começa com uma parceria entre a Bahiagás e a Caixa Econômica Federal para garantir a infraestrutura de GN.
Ela será implantada nos novos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Bahiagás, as instalações serão adaptadas para permitir o uso do GN nos fogões e aquecedores de chuveiro, proporcionando uma grande economia.
Hoje, o gás natural é 24% mais barato que o GLP e seu uso nos chuveiros tem um custo menor que a energia elétrica. Os primeiros empreendimentos a contar com o Gás Social ficam em Salvador e Itabuna.
Atualmente, 6,5 mil residências possuem ligação de GN na Bahia. Até o fim do ano o número deve chegar a 11 mil e a previsão é de que em 2013 o estado tenha 30 mil domicílios ligados à rede de gás.
Para o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, o programa é um avanço social muito grande, e segue a política do Governo do Estado de melhorar a vida da população de baixa renda.
“Esse é um programa que, além de oferecer energia barata para famílias de baixa renda, contribuiu para a conservação ambiental”, afirmou o governador Jaques Wagner, destacando que Gás Social deve ser estendido a outras cidades.
Fonte A Região

Nenhum comentário: