quinta-feira, 23 de junho de 2011

DISQUE DIREITOS HUMANOS - DISQUE 100

Qualquer situação que envolva violação de direitos da pessoa com deficiência -PcD pode ser denunciada. Ligue e denuncie a falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência, em logradouros, edificações públicas, de uso público, transportes, comunicação, etc. A opção para DENUNCIA do segmento da PcD é: 3.
O Disque 100 é um serviço telefônico que recebe denúncias e antes funcionava exclusivamente como Disque Denúncia de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Porém, desde 23 de dezembro de 2010, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) acrescentou novos grupos para serem atendidos pelo serviço, que passou a se chamar Disque Direitos Humanos (Disque 100). Passam a ser recebidas não somente denúncias de homofobia, mas de violação de direitos humanos de idosos, moradores de rua e Pessoas com deficiência.
Desde que o Disque 100 foi ativado, todas as denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas para os órgãos responsáveis. Funciona 24 horas por dia, inclusive domingos e feriados, e a ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.
Com qualquer tipo de telefone as pessoas poderão denunciar qualquer irregularidade contra a pessoa com deficiência.
A denúncia feita pelo telefone, será cadastrada e encaminhada para o órgão responsável no Estado de onde foi gerada a denúncia.

Nenhum comentário: