quarta-feira, 11 de abril de 2012

ALTO ÍNDICE DE HOMICÍDIOS LEVA GOVERNO A CRIAR DELEGACIA ESPECIALIZADA EM ITABUNA

Itabuna contará com uma Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) até o final deste semestre de 2012. Pelo menos, esta foi a promessa feita pelo diretor da DHPP, Arthur Gallas, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
O município sul-baiano está entre os oito mais violentos do país para jovens na faixa dos 15 aos 29 anos de idade. Somente nos primeiros 100 dias de 2012, foram registrados 52 homicídios, média superior a uma morte a cada dois dias. Itabuna registrou 76,21 homicídios por 100 mil habitantes em 2011, quando o aceitável pelos organismos de segurança é, no máximo, 10 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes.
Vitória da Conquista e Feira de Santana são dois dos municípios que já contam com delegacias específicas para investigar casos de homicídios. Além de Itabuna, conforme Gallas, Juazeiro e Barreiras terão unidades para cuidar de homicídios.
O diretor das DHPPs no estado afirma que a ampliação do número de delegacias integra o conjunto de ações do programa Pacto pela Vida. As delegacias especializadas em homicídios também contarão com equipes do Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC).
O modelo, explica Arthur Gallas, permite colher informações importantes para a identificação dos prováveis culpados em espaço de tempo bem menor.
Agora é aguardar para que a promessa saia – mesmo – do papel.

Nenhum comentário: