segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PT reforça decisão de lançar Tião Viana à presidência do Senado

GABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília
O PT reforçou nesta sexta-feira a decisão de lançar o senador Tião Viana (PT-AC) como candidato à presidência do Senado, sem prejuízos ao apoio do partido à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para a presidência da Câmara.
O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), disse que o partido não está disposto a apoiar um nome do PMDB no Senado, mesmo que o senador José Sarney (PMDB-AP) decida ingressar na corrida pela presidência da Casa.
"Nós temos um candidato, quem tem candidato não apóia outro. Não temos nada contra o presidente Sarney, mas acreditamos que o Tião Viana hoje representa melhor a diversidade do Senado", afirmou.
Segundo Berzoini, as eleições da Câmara e do Senado não são "casadas", por isso o PT tem autonomia para lançar o nome de Viana. "Não tem nenhum processo de cobrança sobre o PMDB do ponto de vista de relação de troca. Foi compromisso que assumimos com o PMDB em relação à Câmara", disse.
Em 2006, o PMDB firmou o compromisso de apoiar a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara desde que os petistas apoiassem o nome de Temer em 2008.
Com a disposição do PMDB de lançar candidato próprio na disputa pelo comando do Senado, o PT ameaça nos bastidores desembarcar da candidatura de Temer caso os peemedebistas insistam em não apoiar o nome de Viana.
O nome de Sarney vem sendo ventilado como um candidato capaz de unir governo e oposição, mas o PT resiste à candidatura do ex-presidente. DEM e PSDB já sinalizaram que pretendem apoiar um nome do PMDB para evitar a eleição de Viana no Senado.
Na opinião de Berzoini, a Câmara e o Senado precisam ter candidatos de partidos distintos em seus comandos para o melhor equilíbrio das forças políticas no Legislativo. "Entendemos que o ideal é termos nomes de partidos diferentes nas duas Casas. O Tião Viana é candidato, não do PT, de vários senadores que o apóiam. Vamos conversar com cada senador para convencer que o Tião Viana pode ser o melhor candidato neste momento", afirmou.

Nenhum comentário: