quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama é primeiro presidente negro dos EUA em votação que mudou mapa eleitoral.

O democrata Barack Obama afirmou na noite desta terça-feira que nos Estados Unidos tudo é possível. O discurso foi apropriado à sua vitória como o primeiro presidente negro do país eleito em uma votação de participação recorde e que mudou o tradicional mapa eleitoral americano --como a Virgínia, que não votava em um democrata nos últimos 40 anos.
Veja galeria de imagens da vitória de ObamaLeia análise sobre a vitória de Obama
Obama, que ressaltou em seu discurso que os EUA podem mudar sua história, criou um novo capítulo na política americana com uma vitória esmagadora, marcada pela participação de quase 66% dos 153,1 milhões eleitores registrados para as eleições presidenciais deste ano.
Morry Gash/AP
Democrata Barack Obama cumprimenta eleitores em discurso da vitória no Grant Park
Segundo as estimativas do site Real Clear Politics, isso significa a maior taxa de participação desde 1908, quando restrições impediam todos os americanos de votar. A porcentagem bateria também o recorde histórico recente, de 1960, quando 64,9% do eleitorado foi às urnas na disputa entre John Kennedy e Richard Nixon. Nas eleições de 2004, o número de registrados era de 142,1 milhões, das quais 63,8% compareceram às urnas.
"Foi uma longa campanha, mas, nesta noite, por causa do que nós fizemos neste dia, neste momento definidor, a mudança chegou à América", disse Obama, 47, a mais de 200 mil apoiadores que acompanharam sua festa da vitória no Grant Park, em Chicago.
Maioria
Obama assume a Casa Branca em 20 de janeiro fortalecido não apenas pela vitória esmagadora, mas pelo controle dos democratas no Congresso.
Como previsto pelas pesquisas, o partido teve uma vitória relativamente tranqüila sobre o Partido Republicano na votação para a renovação da Câmara dos Deputados e para as 35 cadeiras do Senado.
Os democratas levaram pelo menos cinco novos senadores que antes eram ocupadas por republicanos, aumentando a maioria do partido na casa para 54 contra 40 republicanos. Na Câmara, eles já ultrapassaram a maioria de 235 cadeiras que já ocupavam, enquanto as projeções continuam sendo realizadas.
Os analistas são unânimes em apontar o fortalecimento do governo de Obama diante de uma maioria que, até mesmo pelo bem da imagem do partido, deve aprovar facilmente as medidas que o novo presidente lançar.
"Se pessoas ainda têm dúvidas de que a América é o lugar onde as coisas são possíveis, que ainda acreditam que o sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questionam o poder da nossa democracia, esta noite é a sua resposta", resumiu Obama.

Nenhum comentário: