terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Quedas de energia causam prejuízos para moradores e empresários de Canavieiras

Foto: Divulgação

Alvo de inúmeras reclamações de moradores e empresários, o problema das constantes oscilações na energia ainda não teve uma solução. Além da queda de energia, as principais queixas são os consequentes prejuízos causados pelos defeitos e até a queima de aparelhos.
As constantes quedas de energia em Canavieiras têm sido alvo de protestos por parte dos consumidores – moradores e empresários – que já solicitaram a intervenção do Poder Público Municipal junto à Coelba. Além das diversas mediações, o prefeito Almir Melo estuda a viabilidade de entrar com uma ação jurídica contra a empresa fornecedora de energia elétrica.
O Laboratório Clínico do Hospital Régis Pacheco, o São Lázaro, precisou remarcar cerca de 400 exames realizados nas últimas semanas. Segundo um dos sócios do laboratório, Alan Viana, na última queda de energia, um computador e um no-break - equipamento elétrico que protege outros dispositivos alimentados por energia elétrica que estão conectados ao aparelho – queimaram.
Explica Alan Viana, que o computador e o no-break eram ligados diretamente a um analisador para testes bioquímico da marca Labmax 240, por isso os últimos exames foram perdidos e precisarão ser refeitos. “Além dos danos financeiros, ainda fica em jogo a credibilidade do laboratório, pois as pessoas que estão esperando o resultado de seus exames, alguns solicitados com certa urgência, terão que fazer todos os procedimentos novamente”, reclamou.
Um módulo transmissor da marca Teclar, cujas peças só são encontradas na Itália, foi o último prejuízo da Rádio Costa Sul FM, decorrente das oscilações de energia. Informa o diretor da emissora, Hudson Moura, que a diretoria da rádio já solicitou a um técnico em eletrônica, um relatório especificando as razões dos danos ocorridos.
Segundo Hudson, o controlador desse mesmo módulo já foi perdido em outra ocasião, pelos mesmos motivos. "O técnico nos relatou que quando ocorre a queda de energia, ela volta com tensão acima do suportado pelos aparelhos, causando a queima da fonte secundária e a avaria do equipamento", informou Hudson Moura.
O prefeito Almir Melo destaca que as constantes quedas de energia na sede e povoados vêm trazendo grandes prejuízos. “É fato que a demanda aumentou, e os investimentos no setor elétrico não acompanham o desenvolvimento da cidade. A prefeitura faz a sua parte trocando os equipamentos, mas a vida útil destes diminui bastante”, disse. A companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) é a responsável pela manutenção e ampliação no setor, enquanto a troca de lâmpadas e acessórios é função do município.

Enquanto esta matéria estava sendo elaborada, o sistema elétrico do Paço Municipal sofreu mais de 10 interrupções.

Nenhum comentário: