terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Disk-Dengue colabora no combate ao Aedes aegypti em Itabuna

 Com o registro diário de 18 denúncias, o Disk-dengue criado pela Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vem atuando firmemente no combate à proliferação do Aedes aegypti transmissor da dengue, Zica Vírus e febre chikungunya em Itabuna.  O serviço tem se tornado um dos principais aliados da Prefeitura para a diminuição dos índices da infestação, garante ao denunciante a checagem da informação e o combate pelos agentes de endemias aos focos do mosquito.  
O Disk-dengue funciona pelo número (73) 3612-8324, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min. O serviço funciona da seguinte forma: Após receber a chamada, a equipe de atendimento direciona a denúncia para o supervisor de campo, que identifica a área onde o foco do mosquito tem que ser combatido. Segundo o coordenador de Combate às Endemias, Renato Freitas, desde a denúncia até a checagem, o serviço acontece em uma média de 24 horas.
“É um trabalho minucioso e eficaz, pois, assim que recebemos a denúncia, o bloqueio da área se dá no máximo em até 24 horas. O agente localiza a residência objeto da denúncia, colhe o material nos reservatórios externos e internos e quintais, etc., aplica o larvicida, orienta o morador sobre os cuidados necessários para manter o ambiente livre de focos e assim combate a proliferação do mosquito”, explica Renato Freitas.       
O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde disse ainda que para a eficácia do serviço Disk-dengue, a população precisa abrir a porta de casa para que o agente de endemias realize seu trabalho. “A boa recepção da comunidade ao agente de endemias tem sido cada vez maior, mas ainda está baixo o número de moradores que seguem as orientações para a prevenção ao mosquito. A comunidade deve manter os cuidados básicos para não criar novos focos. Além disso, sua contribuição é essencial para o sucesso do nosso trabalho”, afirma.
Renato Freitas acrescenta que, além de cuidar da própria casa, é preciso que as pessoas conversem com seus vizinhos e amigos e orientem os filhos a ajudar no combate a focos do mosquito, principalmente dentro das casas. “Entre os cuidados, a população deve utilizar telas para vedação de caixas d'água, tanques e reservatórios, eliminar criadouros do mosquito dentro de casa e não lavar os reservatórios após a visita do agente de endemias com a aplicação de larvicida”, afirmou o coordenador.

 Foto: Pedro Augusto. 

Nenhum comentário: