terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Pescadores discutem em Ilhéus perspectivas do setor no sul da Bahia


O Centro de Convenções de Ilhéus sediou, nesta terça, 15, encontro de pescadores de todo o sul da Bahia. O evento, realizado pela estatal Bahia Pesca e Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado (Fepesba), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e de Colônias de Pescadores locais, discutiu o setor e suas perspectivas, com a presença do presidente da empresa, Dernivaldo Oliveira, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, e de representantes de Colônias de Pescadores.
O evento faz parte do 2º Encontro dos Pescadores do Sul da Bahia e teve debate mediado pelo superintendente do Ministério da Pesca na Bahia, Marco Rocha, e pelo vice-presidente da (Fepesba), Raimundo Costa. De acordo com Rocha, um dos pontos debatidos no encontro foi a extinção do Ministério da Pesca e a redistribuição das atribuições do órgão, a partir do próximo ano.
“Durante o debate analisamos a conjuntura atual da pesca no estado, conversamos com os pescadores sobre suas principais necessidades e deficiências, e a partir daqui, indicaremos os programas sociais mais adequados para cada família continuar pescado e contribuindo para o desenvolvimento de nossa Bahia”, explicou o presidente Dernival Oliveira Júnior.
De acordo com o vice-prefeito Cacá, o evento é importante à medida que põe em discussão programas de auxílio àquelas famílias que dependem da pesca para ter renda e precisam ter acesso às políticas públicas de apoio ao setor pesqueiro artesanal. “O trabalho da Bahia Pesca é fundamental, por oferecer apoio técnico, financiamento de embarcações, de cursos, que contribuem para o aperfeiçoamento desses trabalhadores”.
Para a pescadora Maria Luiz Sousa, que atua em Itamaraju, essa iniciativa serve para esclarecer as políticas de apoio à pesca e também dar continuidade ao trabalho de recadastramento da categoria, “já que é importante manter tudo atualizado para termos acesso ao seguro-defeso e outros programas”.
Recadastramento - O presidente da Colônia Z-34, localizada na zona norte de Ilhéus, José Reynaldo (Zé Neguinho), destacou que órgão vai disponibilizar, a partir de 2016, o recadastramento de todos os pescadores que atuam nessa zona, permitindo maior acesso aos direitos da categoria. Participaram do evento, Representantes das colônias Z-34 e Z-19 de Ilhéus, Z-15 de Valença, Z-56 de Itamaraju, Z-20 de Canavieiras, Z-24 de Alcobaça, Z-23 de Prado, Z-09 de Nazaré, Z-63 de Mutuipe, Z-17 de Camamu e a Z 62 de Maraú.

Foto: Gidelzo Silva

Nenhum comentário: