terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Itabuna ganha nova UTI Móvel para atendimento do SAMU-192

   O município de Itabuna recebe nesta quarta-feira, dia 16, às 9 horas, no pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, uma nova ambulância destinada a reforçar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).
            O novo veículo substituirá a unidade avançada que há três anos se encontra em uso. A partir da chegada da UTI Móvel e entrada em operação, a antiga ambulância passará a fazer parte da frota de Unidade de Reserva para uso em casos emergenciais, segundo informou o coordenador do SAMU-192 em Itabuna, Ramon Elias.
            A solenidade no CAB contará com a presença do governador Rui Costa, que tem ampliado os recursos destinados ao atendimento da população. Além de Itabuna, outros 10 municípios terão a frota renovada: Lauro de Freitas, Vera Cruz, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Itapetinga. Na Bahia, o atendimento pelo SAMU-192 já cobre 269 cidades, sendo que 207 delas contam com bases descentralizadas e ambulâncias
Com 88 funcionários e quatro equipes atuando 24 horas por dia, o SAMU-192 de Itabuna possui uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e uma motolância em funcionamento. O coordenador Ramon Elias explica que as unidades são destinadas ao atendimento nas zonas urbana e rural.
Segundo explicou como há necessidade de circular em velocidades acima da média, o desgaste dos veículos ocorre mais rapidamente, o que exige dos governos a permanente renovação da frota. Cada ambulância circula em média 20 mil quilômetros por mês.

Foto: Manu Dias

           TROTES
 Das 12 mil ligações que a central recebe todos os meses pelo menos 10.500 são trotes. “Poderia ser, inclusive, bem maior, caso a nossa equipe não conseguisse fazer uma triagem bem criteriosa das solicitações de atendimento”, ressalta o coordenador do SAMU-192.
Ramon Elias explica que das chamadas que são efetivamente confirmadas pelo cerca de 800 são resolvidas por telefone, com orientações básicas de atendimento e salvamento enquanto 700 delas exigem o deslocamento de ambulância até o local de atendimento.

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