quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Governo federal autoriza R$ 3,1 milhões para obras em Itabuna


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, autorizou o empenho e o repasse de R$ 3.122.320,36 para a primeira etapa da construção de 246 metros de contenção no bairro Vila das Dores, no lado esquerdo da saída para Ilhéus, além do alargamento da pista da Avenida Juracy Magalhães de acordo Portaria nº 265 publicada no Diário Oficial da União, da segunda-feira, 21. O projeto será executado em quatro etapas, sendo iniciado a partir de janeiro.
 De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, os recursos repassados pelo Governo federal serão usados para a construção das encostas em uma das 47 áreas de Itabuna que correm risco de deslizamento. “O investimento acabará com os riscos de acidente grave que os moradores do bairro Vila das Dores corriam, principalmente no período de chuvas mais fortes. Além de segurança, as obras vão assegurar um novo visual em um dos principais acesso a Itabuna”, afirma.

Perspectiva do projeto de contenção de encostas e nova pista da Juracy Magalhães. Foto; Divulgação.

Os recursos da União também serão usados para ampliação da pista, que passará dos atuais oito para 13 metros de largura, no trecho até o viaduto, em frente ao Condomínio Jardim das Acácias. “São intervenções que vão melhorar a mobilidade urbana, porque vai permitir um fluxo maior de veículos e segurança aos pedestres, que contarão com calçadas para caminhar naquele trecho”, explica o secretário. As obras serão executadas pelo consócio formado pela Labore Serviços e Construções, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Itabuna, sob a coordenação da Defesa Civil.  
A segunda etapa das obras, que inclui a pavimentação asfáltica, construção de calçadas no lado esquerdo da pista, implantação do moderno sistema de iluminação pública, será realizada pela Prefeitura de Itabuna e deve ser iniciada no segundo semestre do próximo ano. “Quando as obras estiverem concluídas, os pedestres poderão caminhar com pouco mais de tranquilidade à noite porque a via estará bem iluminada”, afirma o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite.
Vane destaca ainda que outras intervenções importantes já foram feitas na Avenida Juracy Magalhães, que ganhou uma nova rotatória no acesso com a Rua do Rosário, no Vila das Dores, e do Contorno, no bairro de Fátima, faixa de trânsito elevada, fechamento de dois trevos em que ocorriam um grande número de acidentes e obras de paisagismo no canteiro central. Em parceria com empresas, o canteiro também está recebendo plantas ornamentais e grama. “Há três anos estamos trabalhando para mudar a estética da cidade garantindo melhor condição de vida para nossa gente”, afirma o prefeito.

Nenhum comentário: