sábado, 26 de dezembro de 2015

Prefeito de Ilhéus vai autorizar obras em morros atingidos pelas chuvas

      Altos de Ilhéus foram atingidos pelas chuvas e agora passarão por melhorias. 
Foto: Gidelzo Silva. 



O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, confirmou, na última quinta-feira, 24, a liberação, por parte do Ministério da Integração Nacional (MIN), de 3,5 milhões de reais para obras de recuperação nos altos da Tapera (ao lado da Avenida Itabuna) e Bela Vista (próximo à Avenida Petrobras), que sofreram prejuízos com as chuvas no fim de 2013. A primeira remessa de obras nas áreas altas da cidade, que incluem contenção de encostas, recuperação de escadarias e drenagem, terá a ordem de serviço assinada ate a próxima quarta-feira, 30, já na nova Sede da Prefeitura, localizada à Avenida Brasil, na Conquista, às 9h.
Ribeiro declarou que a chegada dessa primeira parte dos recursos é resultado de intensas reuniões e mobilizações do governo municipal junto à União, que contou, inclusive, com o apoio do deputado federal Roberto Brito. A solicitação de recursos para as obras nos morros foi feita em 2014, devido à situação de emergência vivenciada pela cidade no período. No entanto, lamentou o atraso na liberação, o que gerou protesto dos moradores do local.
“Foram, pelo menos, realizadas seis reuniões em Brasília para tratar desse assunto. Ilhéus foi tragicamente afetada pelas chuvas de 2013 e o município não tem como arcar com essas obras, que custam cerca de 5,6 milhões de reais. Agora, vamos poder iniciar os serviços em uma parte das localidades atingidas”, declarou o prefeito em entrevista ao radialista Gil Gomes, na rádio Santa Cruz AM. O gestor ressaltou ainda que, com a saída de Ilhéus do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc, espécie de Serasa de entidades públicas), uma conquista da atual administração, o município se tornou apto a receber repasses federais. 
Além das reuniões realizadas em Brasília, Ilhéus recebeu, em 2014, equipes técnicas do Ministério para avaliar as áreas afetadas pelas chuvas, como o Alto do Amparo, e determinar qual delas poderia receber aporte de recursos para as obras. Diante disso, Ribeiro ressaltou que os locais que serão beneficiados não foram determinados pelo município, mas sim de acordo com o estudo realizado pelo Governo Federal.
Fim de ano – Na entrevista de rádio, o prefeito desejou aos ilheense um natal de paz e afirmou que o próximo ano deve ser de muito mais conquistas. “O balanço de 2015 é extremamente positivo. Estamos fechado o ano com salários em dia, com o programa Ilhéus em Ação trabalhando cada dia mais na reorganização de nossa cidade, com as contas se ajeitando e isso nos deixa e aos ilheenses muito tranquilos para enfrentarmos o próximo ano”.

Nenhum comentário: