quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Mais de quatro mil turistas visitaram Ilhéus nesta 4ª feira

                                                                       Foto: Gidelzo Silva 

     A temporada 2015/2016 de paradas de transatlânticos no Porto Internacional de Ilhéus teve continuidade na manhã desta quarta-feira, 23 de dezembro, com uma nova visita do navio de cruzeiro MSC Splendida. Na oportunidade, os mais de quatro mil passageiros, oriundos de Salvador, foram recepcionados com apresentação do grupo afro cultural Dilazenze. Aberta no dia 20 de novembro, a novatemporada terá 27 paradas e se encerrará no dia 17 de março de 2016.
    O secretário de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, lembra que uma das propostas das paradas de navios é aquecer a economia local. “Eisso já está sendo possível por meio da dinamização do comércio varejista e do incremento do setor de prestação de serviços, como as cabanas de praias e as empresas de vans e táxis”, opina.
Chefe do Receptivo, Jackson Rodrigues informa que os receptivos montados pela Prefeitura incluem uma série de atividades que vem encantando os visitantes. “Entre elas, temos mostras de capoeira, samba de roda e aulas de zumba, exercício que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue”, explica, acrescentando que duas apresentações acontecem no próprio Porto e outras duas na Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes.
       Programação – A temporada prossegue em janeiro de 2016 com novas visitas do MSC Splendida nos dias 6, 13, 20 e 27, Amdea, dia 7, e MSC Lirica, dias 14 e 28.Na sequência, o Porto de Ilhéus receberá a visita do transatlântico Maasdam, 1º de fevereiro, MSC Splendida, dias 3, 17 e 24, Costa Pacífica, dia 10, MSC Lirica, dias 11 e 25, MSC Prinsedam, dia 17, e Balmoral, dia 19. A temporada será encerrada em março do próximo ano, com a seguinte programação: MSC Splendida, dias 2, 9 e 16, Costa Pacífica, dia 4,Costa Mediterrânea, 6, e o Hanseatic, no dia 17.
     Apesar da crise econômica, o responsável pelo receptivo da Secretaria de Turismo e Esporte, Jackson Rodrigues, acredita que os gastos de cada visitante que chega a Ilhéus por meio do porto permanecem próximos da média histórica. “A previsão é que cada turista continue deixando, na cidade, cerca de 50 dólares, o que garantirá umbom movimento nos bares, lojas e outros estabelecimentos”, opina, salientando que o centro histórico, o belo litoral da cidade e as fazendas centenárias do município seguem sendo os locais mais visitados.

      MSC Splendida – Operado pela MSC Crociere, o MSC Splendida é um navio de cruzeiro da Classe Fantasia. O transatlântico entrou em serviço no início de 2009. A viagem inaugural aconteceu no dia 12 de julho de 2009. Um detalhe curioso é que, segundo seus proprietários, com a visita ao Brasil neste final de 2015, é a primeira vez que o navio deixa o continente europeu. Assim, atualmente, o MSC Splendida é o único navio da classe Fantasia que ainda não havia aportado na América do Sul.

Nenhum comentário: