quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ilhéus é contemplada recebe nova ambulância do Samu


    O município de Ilhéus, representado pelo secretário de Saúde, Antonio Ocké, recebeu nesta quarta-feira, 16, em Salvador, do governador Rui Costa, ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). O equipamento será utilizado no transporte de pacientes com quadros clínicos de maior complexidade, através de equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista. A entrega ocorreu no pátio da secretaria estadual da Saúde.
      O governador Rui Costa afirmou, durante a solenidade de entrega, que essas ambulâncias terão utilização regional. “Temos uma cobertura de 80% da população e vamos ampliar essa oferta de serviço. Nossa ideia é que os consórcios municipais de saúde também possam fazer a gestão do Samu regional”.
        Já o secretário da Saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, que recebeu o equipamento, disse que o município, que tem cerca de 180 mil habitantes, faz atendimento regional, desde Valença e ressaltou que essa demanda vai ser atendida com a nova ambulância. Na oportunidade, Ocké agradeceu o apoio do deputado estadual Eduardo Salles na conquista desse pleito.
       “Contamos também com duas motos que nos ajudam e aceleram a prestação de socorro, facilitando o trabalho dos médicos quando chegam ao local da ocorrência”, disse Ocké. O veículo substitui as ambulâncias que já ultrapassaram o prazo de três anos de uso ou que estejam com quilometragem mínima de 300 mil quilômetros rodados.
        Chamada gratuita para o telefone 192 – O Samu funciona 24 horas por dia com equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de origem traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstétrica e saúde mental. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. 


Foto: Secom/ Estado

Nenhum comentário: