Médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vão atuar em municípios com carência de profissionais
Profissionais de saúde de todo o País podem participar do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). As inscrições estão abertas até 12 de fevereiro. O processo seletivo abrange 3,7 mil vagas de trabalho para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, sendo duas mil vagas para profissionais da medicina, mil para a área de enfermagem e 700 para a área de odontologia. É necessário ter concluído a graduação e ter registro profissional junto ao respectivo conselho de classe no início das atividades profissionais. Os selecionados vão atuar em municípios com carência de profissionais e que tenham aderido ao Provab.
O processo seletivo compreende a fase de habilitação e a de seleção. A primeira inclui a inscrição, que deve ser efetuada via internet e, nesta fase, os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, as seis localidades em que desejam atuar. Terão preferência os candidatos que tiverem se graduado em instituição de ensino superior que for entidade supervisora do município da vaga pretendida, tiverem nascido ou atuarem no mesmo estado da vaga pretendida e tiver maior idade. Também será considerada a ordem de inscrição.
O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e gestores municipais oferecem uma oportunidade de emprego que ainda pode ser parâmetro para a residência médica, caso seja interesse do profissional. Os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota nos exames de residência médica que porventura vierem a prestar. Além disso, os profissionais vão reforçar os recursos humanos da atenção básica em municípios com carência.
Municípios - Os municípios selecionados foram agrupados de acordo com os seguintes perfis: população rural e pobreza intermediária ou elevada; populações quilombola, indígena e assentamentos rurais; capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes. Até o momento, 554 municípios aderiram ao programa, sendo que o estado com a maior quantidade de adesões foi Minas Gerais (81), seguido pelo Ceará (70) e por São Paulo (48). A adesão de municípios e de instituições supervisoras (universidades) ainda está aberta, e pode ser realizada até 7 fevereiro, por meio desta página
Candidatos que encontrarem dificuldades técnicas para realizar a inscrição podem tirar suas dúvidas em nti.dab@saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário