segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ilhéus sedia 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Estudantes


Entre os palestrantes do evento, que promoverá a IV Oficia de Gestão Pública, estão confirmados o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcelo Nilo, e o deputado federal Márcio Marinho.

A cidade de Ilhéus sedia nesta quinta-feira, dia 15,  o 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Estudantes, que terá como foco a IV Oficina de Gestão Pública. Promovido pela Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba), o evento será aberto às 9 horas no auditório da Faculdade de Ilhéus, localizado na Rodovia Ilhéus/Canavieiras. Entre os palestrantes, a Acsulba já assegurou as participações do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, e do deputado federal Márcio Marinho.
Além de trazer aos integrantes dos poderes Legislativo e Executivo noções gerais de direito, que os capacitem para o exercício da função, a oficina também vai dispor sobre a ocupação de cargos públicos no município. Para o presidente da Acsulba, vereador ilheense Ivo Evangelista, “com a ampliação das esferas de atuação e intervenção dos governos, cresce a necessidade de profissionais e agentes públicos qualificados que entendam a estrutura dos municípios e estados, suas características políticas e seu papel como provedor de serviços públicos”.
Na visão de Ivo Evangelista, eleito durante o 14º Seminário Sulbaiano de Vereadores, realizado em abril na cidade de Camacã, o gestor público é responsável por coordenar ações, assessorar processos deliberativos e avaliar políticas e programas executados por organizações estatais e não-estatais. “Em decorrência disso, sua atuação é vista em todos os níveis – união, estados e municípios – em que há utilização de recursos empenhados para a produção de bens públicos”, lembra.
Programação - O 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Estudantes será aberto com a palestra “O papel do legislador no contexto federativo”, proferida pelo deputado estadual Marcelo Nilo. Às 11 horas será a vez do presidente do Instituto Brasileiro para a Administração Municipal (Ibam), José Reis, apresentar o tema “Gestão Tecnológica na Administração dos Municípios”. Depois do almoço, o ex-presidente da Câmara de Ilhéus, Joabs Ribeiro, estará falando sobre processo legislativo, função fiscalizadora, julgamento de contas no Executivo municipal e julgamentos de prefeitos e vereadores.
Na sequência, mais duas palestras: Reforma Política, com o deputado federal Márcio Marinho, às 15 horas, e Finanças Públicas Municipais, com o economista Gilvan Tavares (palestrante) e o advogado Cristiano Almeida (debatedor). O foco desta última palestra é orçamento público, gestão contábil na área pública, despesas, autonomia financeira e execução orçamentária das câmaras municipais. O Seminário será encerrado com a entrega de certificados a partir das 17h30min. A expectativa da organização é que cerca de 300 pessoas, entre vereadores, prefeitos, estudantes e técnicos governamentais de cidades do sul e extremo-sul do Estado da Bahia, participem do evento.
O 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Estudantes conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Revista Caro Gestor e União dos Vereadores do Brasil (UVB).
Acsulba – A Associação das Câmaras do Sul da Bahia é uma entidade civil com personalidade jurídica privada e sem fins lucrativos. A principal proposta da entidade é zelar pela representação dos vereadores do Sul da Bahia e estimular o espírito associativo entre os parlamentares com as demais entidades políticas, sociais, culturais e populares.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.08.2013

Nenhum comentário: