sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CARTA AOS ILHEENSES



Ilheenses,

 “AS COISAS NÃO MUDAM POR SI SÓ, ALGUÉM PRECISA MUDÁ-LAS”

            Todos sabíamos da situação da Prefeitura de Ilhéus, mas a realidade que encontramos superou as piores projeções que pudéssemos fazer.
 Estamos diante de um quadro de total desorganização das contas públicas.

 Dois caminhos se apresentam:
 

1-      Deixar tudo como está e repetir o modelo que sucateou os serviços públicos a níveis intoleráveis, que levou a rejeição das contas de Ilhéus, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nos últimos cinco anos, ou
 

2-      Promover avanços e adotar medidas inadiáveis que garantam:
             a)      Pagamento sem atrasos dos salários dos servidores;
             b)      Serviços públicos de qualidade, priorizando investimentos em saúde e educação;

             c)      Preparar o município para receber as obras estruturantes que estão chegando, (PORTO SUL, PONTE ILHÉUS-PONTAL, NOVO HOSPITAL REGIONAL, ZPE, SANEAMENTO BÁSICO DA BACIA DO PONTAL, DENTRE OUTRAS.) com geração de emprego e renda pro nosso povo.

             Escolhemos o caminho do desenvolvimento, temos consciência das nossas dificuldades e da necessária firmeza para enfrentar resistências conhecidas e grupos acostumados nos últimos anos a impor suas reivindicações a qualquer custo, mesmo que as finanças públicas estivessem, como estão, destroçadas.
             O desafio é enorme, mas possível. Convidamos a sociedade civil, a Câmara de Vereadores, o Ministério Público, as Igrejas e propusemos o “PACTO POR ILHÉUS”. Abrimos as contas da Prefeitura, fortalecemos a transparência na administração e atendemos a tudo que nos foi solicitado, respeitando os preceitos legais.

             Infelizmente, mesmo estando em pleno processo de negociação e de construção do entendimento, os sindicatos conduziram os servidores a uma greve, apresentando uma pauta que, se atendida, fará com que a folha salarial consuma mais de 70% da arrecadação municipal, ferindo à Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal em, no máximo, a 54% das receitas correntes líquidas, e inviabilizando a prestação de serviços públicos essenciais à população.
             Estamos aguardando a resposta do TCM à consulta que fizemos para esclarecer possíveis dúvidas sobre os números que o Governo apresentou à sociedade organizada. Continuamos com as mãos estendidas ao diálogo com todos e reafirmamos o compromisso com a reorganização da nossa cidade.

 Com paciência, trabalho e clareza de objetivos, Ilhéus sairá mais forte.


Jabes Ribeiro
 Prefeito de Ilhéus

Nenhum comentário: