quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Emenda sugerida pelo vereador Ivo Evangelista garante 50 mil para revitalizar o Conselho Tutelar





Graças à emenda individual apresentada pelo deputado federal Márcio Marinho (PRB), a cidade de Ilhéus vai receber o valor de 50 mil reais para a aquisição de equipamentos voltados para a revitalização do Conselho Tutelar. Além de um veículo, o valor será investido na compra de computadores, impressora multifuncional, bebedouro e refrigerador. O recurso é proveniente de uma emenda individual indicada por Márcio Marinho na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para visando a melhoria da qualidade do serviço prestado pelo órgão.  

O pedido para a reestruturação do Conselho Tutelar foi feito pelo vereador Ivo Evangelista (PRB) durante uma das visitas de Márcio Marinho a Ilhéus. Para receber o kit-equipagem o município deverá completar dois cadastros: cadastro da prefeitura e cadastro do conselho tutelar. A prefeitura deverá acessar o endereço: http://sig.sdh.gov.br. para se cadastrar na opção Equipagem para Conselhos Tutelares e o Conselho Tutelar deverá acessar o endereço: http://sipia2.sdh.gov.br, na opção Cadastro de Conselhos Tutelares.

Para o vereador Ivo Evangelista, a revitalização do Conselho Tutelar significa e melhora de um serviço essencial para dezenas de crianças e adolescentes, assim como de suas famílias. “Os equipamentos que serão adquiridos por meio da emenda do deputado Márcio Marinho vão possibilitar um trabalho mais ágil e eficaz por parte da equipe de conselheiros”. Já o deputado Márcio Marinho fez questão de reiterar a necessidade de buscar novos investimentos para a cidade. “Estarei sempre à postos para fazer o que for preciso pela melhoria da qualidade de vida da população de Ilhéus”.

O Conselho Tutelar de Ilhéus, órgão que auxilia no combate, enfrentamento e proteção de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social, está contando hoje com quatro novas linhas telefônicas para atender as demandas da população. Os aparelhos celulares ficam disponíveis 24 horas por dia para com os números 73-8881-9895 e 73-8881-7733 para a região Norte/Oeste da cidade e 73-8881-7470 e 73-8881-8535 para a região Centro/Sul.

O órgão é mantido através de denúncias realizadas através do Ministério Público, Disque 100, Vara da Infância, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, entre outros, para atender casos de violação de direitos da criança e do adolescente, intervindo em situações de negligência familiar, de jovens que não estão frequentando a escola, bem como na produção de requisições para serviços no âmbito da saúde, solicitação de documentos e encaminhamentos para os programas existentes na Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus.

A instituição funciona das 8 horas até ás 18 horas de segunda-feira a sexta-feira, na Rua Dom Manoel Paiva, travessa Lusitânia nº 18, centro, antiga Rua do Café, tendo sempre um plantonista 24 horas para atender as solicitações existentes. Em Ilhéus o Conselho Tutelar é divido em duas regiões, Centro/Sul que abrange Avenida Cidade Nova, parte da Avenida Itabuna, Conquista, Princesa Isabel e todos os bairros e distritos da Zona Sul até Olivença. A região Norte/Oeste compreende o Malhado, Teotônio Vilela, Barra, Iguape e também distritos da Zona Norte chegando até Inema.

Nenhum comentário: