sexta-feira, 16 de agosto de 2013

4ª Oficina de Gestão Pública e 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo e Executivo foram sucesso de público



Foi reafirmando que cargo eletivo mais importante é o de vereador, que o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcelo Nilo começou sua participação durante o 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo e Executivo e estudantes e a 4ª Oficina de Gestão Pública, programação paralela promovida pela Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba). O evento, foi realizado durante toda a última quinta-feira, dia 15, no auditório da Faculdade de Ilhéus e contou com a participação de 400 pessoas, entre prefeitos, vereadores, assessores, e empresários de vários municípios da região sul da Bahia.

O deputado Marcelo Nilo proferiu a primeira palestra da programação: “O papel do Legislador no contexto federativo”. Ele defendeu que o Legislativo deve ser a casa do povo e que o vereador é o cargo eletivo mais expressivo porque é ele quem está mais próximo do povo, ouvindo os anseios, as dificuldades e lutando por melhorias concretas. Durante a palestra Nilo comentou sobre as manifestações que ocorreram em todo o país e afirmou que esse movimento social foi uma das coisas mais bonitas que ele já presenciou. “Com exceção dos grupos de vândalos que se infiltravam nos protestos para promover baderna e depredação dos patrimônios público e privado”.

A mesa da solenidade foi composta pelo vereador e presidente da Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba), Ivo Evangelista (PRB); pelo presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Josevaldo Machado; o deputado estadual Augusto Castro; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo; o vereador de Salvador e presidente da União dos Vereadores de Brasil (UVB), Joceval Rodrigues; o vereador e presidente da União dos Vereadores do Brasil - Regional Elmar Lopes; o prefeito de Gongogi, Altamirando Santos; vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira e o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto. Á tarde juntaram-se á mesa os deputados federal Márcio Marinho e estadual José de Arimatéia.

 Para o vereador e representante da Acsulba, Ivo Evangelista “os vereadores precisam estar cada vez mais preparados e capacitados para atender aos anseios do povo”. Ainda pela manhã o público pode conhecer um pouco mais sobre os três mandatos do ex-prefeito do município de Mata de São João, João Gualberto. Ele falou sobre como sua experiência como empresário do ramo da indústria química auxiliou na gestão da cidade. Investimentos em saúde, educação e na área social, além da melhora na arrecadação dos impostos foram alguns pontos chaves levantados por Gualberto como chaves para o processo de reconstrução de Mata de São João. A programação da manhã foi encerrada com a palestra do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), José Reis, que discutiu “Gestão Tecnológica na Administração dos Municípios”.

Pela tarde, o ex-vereador ilheense e assessor jurídico da Acsulba, Joabs Ribeiro falou as participantes sobre o Processo legislativo, função legislativa e fiscalizadora, julgamento de contas do executivo municipal, processo de julgamento de prefeito e de vereador. O deputado federal Márcio Marinho também subiu ao plenário do auditório para falar sobre “Reforma Política”. O Seminário foi encerrado com entrega de certificados.

Cerca de 400 pessoas de vários municípios do sul da Bahia, entre vereadores, prefeitos, assessores e estudantes. Foram registradas as presenças de representantes das cidades de Ilhéus, Itabuna, Ibirataia, Uruçuca, Ibirapitanga, Lauro de Freitas, Gongogi, Mata de São João, Salvador, Potiraguá e Buerarema. 

O evento foi uma realização da Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba) e contou com o apoio da Faculdade de Ilhéus, Associação dos Municípios do Sul e Extremo-sul da Bahia (Amurc), Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Câmara Municipal de Ilhéus, Prefeitura de Ilhéus, União dos Vereadores do Brasil (UVB) e da Revista Caro Gestor.


Nenhum comentário: