sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mais de 66 mil donas de casa de baixa renda têm proteção da Previdência

Mais de 66 mil donas de casa de baixa renda têm proteção da Previdência 


Meta é alcançar 200 mil inscrições até o fim do ano
Em janeiro deste ano, o número de donas de casa de baixa renda que se inscreveram na Previdência Social chegou a 66.504. Isso significa um crescimento de 1.103% em relação a outubro de 2011, quando o Ministério da Previdência Social estabeleceu alíquota diferenciada de contribuição para donas de casa de baixa renda. A medida, sancionada pela Lei 12.470, institui contribuições de apenas 5% sobre o salário mínimo (R$ 31,10).
O secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, atribuiu o aumento do número de inscrições à campanha feita no fim do ano passado em vários estados brasileiros. “Vamos continuar nossa campanha para que essas donas de casa conheçam o programa da Previdência Social. Nossa meta é alcançar 200 mil inscrições até o fim do ano”, ressalta.
De acordo com dados da Secretária de Políticas de Previdência Social (SPPS), o Brasil possui cerca de seis milhões de donas de casa de família de baixa renda. Os estados que tiveram o maior número de donas de casa que se tornaram seguradas da Previdência Social foram São Paulo (13.317), Minas Gerais (11.301) e Rio de Janeiro (7.063).
Benefícios - A contribuição reduzida é destinada ao contribuinte facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencente à família de baixa renda.
Esses segurados têm direito a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Inscrição
Para se inscrever, é preciso que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – e tenha renda familiar de até dois salários mínimos (hoje, R$ 1.244,00). As donas de casa de baixa renda têm até o dia 15 de cada mês para efetuar o recolhimento junto a Previdência Social.
Outras informações na página do Ministério da Previdência Social na internet ou na Central 135

Nenhum comentário: