Ilhéus - Brasil
Guias Time Out: Sua melhor companhia de viagem para destinos internacionais e nacionais
Contexto
Localizada na Costa do Cacau, Ilhéus é bastante conhecida por causa de suas belezas naturais. As praias têm água de coloração escura, por causa do encontro dos rios que cortam a região com o mar. Mas há também piscinas naturais, rios e cachoeiras que se misturam a mangues, coqueirais e mata atlântica.
As praias de Canavieiras (com ondas, boa para o surfe), Batuba (em Olivença) e Sirihyba, além de lindas, têm barraquinhas que servem caranguejos à beira-mar.
Na cidade, vale fazer um tour cultural pelo centro histórico. Na Casa dos Artistas a programação muda toda semana. Na Casa de Cultura Jorge Amado (tombada pelo patrimônio histórico em 1997) faz-se uma viagem pela vida do escritor. Vale também passear pelas ruas centrais e conhecer o Quarteirão Jorge Amado, calçadão comercial exclusivo para pedestres que leva até a Catedral de São Sebastião. Diante dela está o Vesúvio, bar imortalizado pelo escritor.
Ilhéus antes era palco dos coronéis do cacau, conhecido na região como “a fruta de ouro”. Porém, na década de oitenta, uma praga acabou com boa parte do cultivo. Hoje, a maior atividade econômica é o turismo, principalmente desde que Ilhéus entrou no roteiro dos grandes navios que percorrem a costa brasileira.