quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes beneficiam 7,8 milhões de pessoas em um ano

Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes beneficiam 7,8 milhões de pessoas em um ano 



Em janeiro deste ano, foram 3,2 milhões de pessoas atendidas pelo Saúde Não Tem Preço
Em um ano de implementação do programa Saúde Não Tem Preço, 7.842.348 pessoas foram beneficiadas com a distribuição de medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes e hipertensão. O número de atendimentos mais que triplicou depois que a oferta desses medicamentos, na rede Aqui tem Farmácia Popular, passou a ser gratuita. Em janeiro deste ano, foram atendidas 3,2 milhões de pessoas nas empresas credenciadas à rede. No mesmo mês do ano passado, foram 853 mil. Se forem considerados também os atendimentos realizados em unidades da rede própria de farmácias do governo, 3,6 milhões de pessoas foram beneficiadas no primeiro mês deste ano.
A quantidade de pessoas que sofrem de hipertensão atendidas aumentou 318%. Passou de 658 mil em janeiro de 2011, para 2,7 milhões em janeiro de 2012, nas empresas credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular. Já o número de pessoas com diabetes beneficiados aumentou 230%, passando de 306 mil para um pouco mais de 1 milhão no mesmo período.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse aumento do acesso deveu-se em grande parte à expansão dos pontos de retirada dos medicamentos. A rede de empresas credenciadas cresceu 38,7% ao longo deste primeiro ano da ação Saúde Não Tem Preço, passando de 15 mil para 20.316 farmácias e drogarias.
Cerca de 400 municípios em extrema pobreza, que não possuíam empresas credenciadas, passaram a contar com pontos de retirada de medicamentos gratuitos. O número total de municípios brasileiros atendidos pela rede de empresas privadas participantes passou de 2.467, em 2011, para 3.277neste ano.
Farmácia Popular - Além dos medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão, a rede Aqui Tem Farmácia Popular oferece outros 14 produtos com 90% de desconto, para o tratamento de asma, incontinência, osteoporose, rinite, colesterol, doença de Parkinson, glaucoma e os anticoncepcionais. O número de pessoas atendidas pelo programa cresceu 212% de janeiro de 2011 a janeiro deste ano, saltando de 1,2 milhão para, aproximadamente, dez milhões.
Orientações
Para obter quaisquer dos 11 produtos disponíveis no Saúde não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica.
Dúvidas: Disque-Saúde (136) ou pelo e-mail: analise.fpopular@saude.gov.br
Mapa com endereços das farmácias e drogarias cadastradas no programa aqui

Nenhum comentário: