sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sociedade civil participa ativamente da Rio+20


Sociedade civil participa ativamente da Rio+20 
Processo de escolha das recomendações registrou mais de 1,3 milhão de votos
A participação ativa da sociedade civil já pode ser considerada uma das marcas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O espaço de diálogo social foi ampliado graças a uma iniciativa inédita do governo brasileiro, os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, realizados com apoio das Nações Unidas e que atraiu mais de 13 mil internautas e um público médio de 1,3 mil participantes nas atividades presenciais, realizadas no Riocentro.
“Não há possibilidade de pensar desenvolvimento sustentável sem o pilar da participação social e democrática”, disse nessa terça-feira (19), em entrevista coletiva na Rio+20, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Para o ministro, os números da participação social reafirmam que a decisão brasileira de propor a ampliação dos canais de diálogo foi acertada. “A experiência brasileira tem nos ensinado a eficácia da participação social. O único caminho possível para encontrarmos a perspectiva real do desenvolvimento sustentável é colocar mais gente na mesa de discussão”, afirmou.
A etapa virtual dos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável” tratou de dez temas, mediados por especialistas de dez universidades brasileiras e de outras 20 instituições estrangeiras, na proporção de três para cada eixo temático. Na etapa presencial, a discussão reuniu, de 16 a 19 de junho, especialistas de diferentes partes do mundo no plenário central da Rio+20.
O ponto de partida foram as recomendações mais votadas e aprovadas na etapa virtual, quando cerca de 63 mil internautas participaram com mais de 1,3 milhão de votos. Cada sessão produziu três recomendações que serão repassadas aos chefes de Estado e de governo, que participam a partir desta quinta-feira (20) da Cúpula de Alto Nível da conferência.

Nenhum comentário: