quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Adolescentes de Ilhéus ganham Primeiro Espaço de Convivência


Os adolescentes do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, ganham mais um reforço para terem melhor qualidade de vida. Nessa terça-feira (20), foi apresentado o projeto do primeiro Espaço de Convivência do município, que acompanhará jovens com idade entre de 12 a 18 anos e suas famílias. A cerimônia de lançamento aconteceu na Igreja Batista Filadélfia, situada na localidade. O foco maior das ações será para a prevenção do uso de drogas.

O Espaço de Convivência para Adolescentes conta com suporte da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Centro Regional de referência para Formação Permanente (CRR), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Recebem ainda apoio da Superintendência de Prevenção e Tratamento do Usuário de Droga e Apoio Familiar (SUPRAD) e Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (Cetad).

Elaborado por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da região Norte/ Nordeste, o projeto será um espaço de escuta qualificada para resolução de conflitos pessoais, familiares e sociais dos adolescentes e seus núcleos familiares. Com isso, pretendem favorecer escolhas positivas, estimular afetividade, criatividade e protagonismo juvenil. Entre as ações previstas estão acolhimento, estímulos às artes e ao esporte, desenvolvimento da espiritualidade, visitas domiciliares e cursos profissionalizantes.


Na solenidade, a psicóloga e assistente social do Cetad, Patrícia Flach, apresentou o caso de sucesso o Ponto de Encontro, que acompanha usuários de drogas, no bairro Santo Antônio, em Salvador. “Somos um ponto de apoio social, que acolhe os dependentes químicos sem preconceito”, afirmou. O local oferece serviços de psicólogos, músicos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e um médico clínico para atendimento preliminar. 

A apresentação do projeto ilheense ficou por conta da enfermeira Gabrielle Fonseca. A escolha do Teotônio Vilela foi definida por se tratar de uma das mais áreas populosas de Ilhéus, com alta vulnerabilidade social e infraestrutura urbana precária, com várias casas construídas irregularmente às margens do rio Cachoeira. Além disso, o bairro já possui uma estrutura de serviços de saúde e assistência social. O Espaço de Convivência será implantado no Centro Comunitário do Alto São João.

Inicialmente, o Espaço de Convivência atenderá 100 pessoas entre adolescentes e familiares por um período de 10 meses. “A apresentação do projeto serviu para mostrarmos nossos objetivos à sociedade e conseguirmos mais parceiros para darmos fortalecermos e darmos continuidade às ações”, explicou a psicóloga Glória Neri Lacerda.

No início da cerimônia de lançamento, foi formada mesa com representantes da Uesc, Luiz Augusto Grimald; do CRR, Nairan Morais; da Suprad, Denise Tourino e da Senad, Maria do Socorro Melo. Representando o prefeito eleito Jabes Ribeiro, esteve presente o assessor Eduardo Sobral. Foram convidados membros da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e comunidade em geral. Compareceram também os vereadores eleitos Doutor Jó, Jamil Ocké e Ivo Evangelista.

Nenhum comentário: