terça-feira, 6 de março de 2012

Arimatéia promove Audiência Pública para debater situação do HAM

 



Centenas de pessoas foram ao Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta terça-feira (6), para participar da Audiência Pública, que discutiu amplamente a atual situação do Hospital Aristides Maltez (HAM).
A instituição médica que há mais de 60 anos atua no setor de oncologia, atende mais de três mil pacientes por dia e hoje está com seu funcionamento ameaçado em decorrência a uma dívida calculada em R$ 13 milhões.
Para o idealizador da audiência, o deputado Estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), a informação que apenas 113 dos 417 municípios da Bahia liberam recurso para o HAM comprova “o desdém de grande parte dos prefeitos que não se sensibilizam e nem são coerentes a um hospital conhecido internacionalmente pelo trabalho desempenhado", criticou.

O médico e presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, Aristides Maltez Filho, parabenizou Arimatéia em promover o debate como forma de criar um mecanismo para essa falha no repasse do recurso e logo lamentou o descompasso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

"No início deste ano solicitei uma ajuda de quatro milhões de reais em convênio com os poderes públicos. Até agora nenhuma novidade. Mesmo diante das dificuldades, não vamos deixar de receber os pacientes que vão bater na porta do nosso hospital porque o doente que chega lá não tem para onde ir. Somos o único especializado no combate do câncer no Estado da Bahia. Os cidadãos baianos não podem sofrer com a má gestão da SMS”, disse Aristides Filho.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), garantiu que está, pessoalmente, entrando em contato com todos os prefeitos da Bahia, além de já ter encaminhado ofício para todas as empresas do Pólo, para que contribuam para o não fechamento do Hospital filantrópico. "A unidade é o pulmão da sociedade, dessa forma todos devem está inteiramente envolvidos na causa“, disse.

Também fizeram parte da audiência, a vice-presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Aladilce Souza, além de diversos deputados e membros da Comissão de Saúde da Casa. A Secretaria de Saúde de Salvador foi convocada, mas não enviou representante para participar da ocasião.

http://www.pastorjosedearimateia.com.br/noticias.php?id=236 
Atenciosamente,
Ludmilla Cohim
(71) 8804-4785

Nenhum comentário: