quinta-feira, 29 de março de 2012

Qualidade e inclusão, exigências para os serviços públicos

 

“Nenhum país do mundo transitou para o desenvolvimento e para a realização das suas melhores condições sem que o Estado o acompanhasse em termos de eficiência, meritocracia, qualificação e qualidade”
Presidenta da República Dilma Rousseff
CARTA AO LEITOR
O Em Questão publica, nesta edição de número 1.500, um roteiro para facilitar o acesso do cidadão brasileiro aos serviços públicos. As informações reunidas nesta publicação materializam uma série de políticas públicas que têm metas definidas a serem atingidas em termos de qualidade e abrangência. Dessa forma a população pode utilizá-las e exigir um grau de eficiência dos serviços públicos compatíveis com a prioridade estabelecida pelo governo federal de qualificá-los.
O combate à extrema pobreza e o surgimento da nova classe média estão intimamente ligados à transformação do aparato estatal, pois a melhoria de renda vem acompanhada de necessidades e da compreensão de direitos. Assim, os gestores dos programas oficiais passam a ficar mais atentos à qualidade. A educação, por exemplo, permite a conquista de empregos e torna o cidadão mais exigente nas escolas, nos hospitais, no transporte coletivo e em todos os outros momentos em que utiliza um serviço público.

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