sábado, 17 de março de 2012

Nova classe média impulsiona turismo doméstico

Nova classe média impulsiona turismo doméstico 
  • Viagens aéreas são o principal item de consumo para o setor de turismo/Mateus Pereira/Governo da Bahia



Setor movimenta R$ 127 bilhões em 2011 e representa 3,6% do PIB 
A entrada das classes C e D, com cerca de 25 milhões de novos compradores, impulsionou o setor de turismo, na avaliação do Ministério do Turismo (MTur). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de serviços relacionados às viagens movimentou R$ 127 bilhões no ano passado. O setor passou de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 para 3,6% no ano passado, sob a ótica da oferta.
O perfil de consumo da nova classe média é voltado para as viagens no Brasil, que são o tipo de turismo que mais se expande e responde por cerca de 85% do setor no País. A cada dez viajantes brasileiros, nove não saem do País. E 70% desta fatia de 10% que vai ao exterior também costumam fazer viagens nacionais.
“O turismo é um produto ao alcance da classe C”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Para ele, além do aumento do poder de compra, o setor está se tornando mais receptivo a esse público, ao desenvolver uma cadeia produtiva que permite condições e preços mais acessíveis. “A meta é manter o ritmo de crescimento”, acrescenta.

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