Dom Mauro Montagnoli assinou a excomunhão de Nildemar Andrade. Foto: Blog do Thame.

O Bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, anunciou a excomunhão de Nildemar Andrade, agora ex-padre da Igreja Católica.

Na carta que explica a excomunhão, o bispo diz que Nildemar se filiou  à Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana do Cone Sul da América, uma dissidência da Igreja Católica tradicional.  

Assim, Nildemar deixou de seguir o líder máximo do catolicismo, o Papa Bento 16, e teve que receber a excomunhão, pena máxima da igreja.

Dom mauro afirmou que quem participou das celebrações comandadas por Nildemar está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, casar, e de exercer qualquer oficio ou participar de movimentos ligados à Igreja Católica.

Segundo o Blog do Thame, o padre excomungado ficou conhecido por realizar missas para centenas de fiéis durante o meio dia, como fazem os padres ligados à Renovação Carismática, e por desenvolver ações sociais na periferia de Ilhéus. Ele chegou a ensaiar uma candidatura a prefeito em 2008.

Para que todos saibam da saída do padre, o bispo determinou que a carta de excomunhão seja lida e afixada em todas as paróquias e dioceses de Ilhéus.