segunda-feira, 1 de março de 2010

Um novo olhar sobre a política


Este ano, um dos assuntos que fomentará discussões, indubitavelmente, são as eleições, com grandes expectativas, e maiores ainda sobre a necessidade de moralização do setor político, tendo em vista as diversas situações negativas que foram apresentadas aos cidadãos.

Nesse contexto, surge em meio à celeuma de depreciações uma voz que começa a fazer eco e se fazer presente na política brasileira, o jovem.
Esses, que por um período se mantiveram calados - talvez por não vislumbrarem um sistema político coerente com a teoria aprendida em sala de aula, ou simplesmente pelo fato de não acreditarem em uma possível mudança e moralização – hoje mostram um maior interesse em se fazerem presente no meio e participar ativamente das decisões do país, que conseqüentemente serão decisões que definirão seus futuros.
Recentes pesquisas realizadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela dados preocupantes da juventude brasileira: O desemprego na faixa etária entre 16 e 20 anos triplicou nos últimos dez anos e menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio.
Dados alarmantes como esses têm levado os jovens a participar mais efetivamente da política no Brasil. Ainda é tempo de se lutar para reverter a atual situação. As eleições de 2010 serão a oportunidade para que os jovens escolham representantes que lhes possibilitem, dentre outras oportunidades, o direito a educação de qualidade. Pois ela é a porta para as novas possibilidades. Não se pode esperar um bom futuro se a educação não fizer parte da trajetória.
Deputado Federal Márcio Marinho

Nenhum comentário: