segunda-feira, 1 de março de 2010

O Estatuto é uma realidade. A igualdade, a meta!


A aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que vem sendo discutido no Congresso desde 2003, foi um momento de muita emoção

A aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que vem sendo discutido no Congresso desde 2003, foi um momento de muita emoção e sentimento de que vencemos uma etapa importante na luta pela igualdade racial no Brasil.
Muito embora não tenhamos alcançado a aprovação do texto na sua integralidade, avançamos. E avançamos ainda mais porque sabemos ser possível conquistar a nossa liberdade, não a declarada em 1822, porque essa não nos contemplou, mas a liberdade de fato. A liberdade que possibilita oportunidades de escolha.
A liberdade só é possível com independência, Independência só é possível com oportunidade. E oportunidades iguais só podem existir onde há igualdade. E esta pode ser verde. O verde da esperança, que se renova com as nossas vitórias.
A fé se fortalece quando subimos a montanha. E o amor se ergue além dela para que possamos compartilhar com os nossos irmãos, de todas as cores, a alegria da conquista e a retomada da luta.
Muito ainda temos a caminhar. Mas hoje temos algo a comemorar.
Comemoremos a vida. Comemoremos a esperança. Comemoremos a fé, que nos trouxe até aqui!

Nenhum comentário: