"O PT soube... colher bons frutos de mudanças institucionais e práticas, como o Plano Real, como o Proer e a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou Serra durante homenagem do Senado ao centenário do nascimento de Tancredo Neves.
Provável candidato tucano à Presidência, o governador paulista argumentou que o PT, partido de Lula, foi "um dos principais beneficiários" da eleição de Tancredo, marco da redemocratização do país, "e das consequências sociais e culturais da nova Constituição", aprovada em 1988.
"Nosso dever é, por conseguinte, o de assumir, com humildade e coragem, a herança desses 25 anos, não para negar o passado, mas para superá-lo a fim de fazer mais e fazer melhor", disse Serra.
Falando a jornalistas, após a solenidade, Aécio insistiu no mesmo ponto.
"Que nós valorizemos os avanços que se iniciaram com Itamar (Franco), passaram por Fernando Henrique e continuaram com Lula, até porque o governo do Lula é, em boa parte, consequência do governo do Fernando Henrique", disse Aécio.
"Se não houvesse o real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o início dos programas de transferência de renda, certamente o governo Lula seria diferente", acrescentou Aécio. "O Brasil precisa de generosidade e reconhecimento ao que foi feito."