Uma nova pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira indica um cenário cada vez maior de polarização entre os prováveis candidatos do PSDB, o governador José Serra, e do PT, a ministra Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais de outubro.
De acordo com o levantamento, Serra permanece na liderança da disputa, mas a vantagem em relação a Dilma caiu para cinco pontos percentuais.
O Ibope, que ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março, aponta o governador de São Paulo com 35% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 30% de Dilma, em um cenário em que também aparecem Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV).
Os números apontam um avanço de 13 pontos percentuais da candidata do PT em relação à última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em dezembro do ano passado, quando Serra aparecia isolado na liderança, com 38% das intenções contra apenas 17% de Dilma Rousseff.
Em relação à última pesquisa, o deputado Ciro Gomes oscilou dois pontos para baixo, ficando com 11% das intenções de voto, enquanto a senadora Marina Silva aparece com os mesmos 6% registrados há três meses.
Cenários
Em um cenário em que Ciro não concorre à Presidência, a diferença entre Serra e Dilma permanece de cinco pontos percentuais, com o governador de São Paulo somando 38% da preferência dos entrevistados e Dilma, 33%. Já a candidata Marina Silva teria 8% das intenções neste cenário.
Em um segundo turno entre Serra e Dilma, a pesquisa indica que o governador de São Paulo venceria com 44% dos votos, e Dilma teria 39%.