Ninguém, absolutamente ninguém, na Câmara de Vereadores de Ilhéus sabe onde está a prestação de contas do prefeito Newton Lima (PSB), relativa a 2008, quando ocupou o cargo em substituição ao desastre chamado Valderico Reis (PMDB). Os documentos “tomaram doril”. Nem mesmo os vereadores que compõem a Comissão de Finanças do Legislativo conseguem encontrá-los. Os funcionários fogem do assunto como o diabo foge da cruz.
E um passarinho anda espalhando que o sumiço nas contas é o troco que está sendo dado por um certo vereador que se deu mal na reforma do secretariado executada pelo prefeito Newton Lima e parece “andar mal da saúde”. Quem é ele? Exatamente o presidente da Casa, Jailson Nascimento (PMN).
As contas em questão tiveram parecer contrário à sua aprovação pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Como há um prazo para que os vereadores de Ilhéus acatem ou não a decisão do TCM, o pau tá comendo.
Se correr a revelia, fica mesmo é valendo a decisão dos membros do tribunal, complicando definitivamente o prefeito de Ilhéus, que tenta resgatar o parecer para preparar sua defesa. Ou Jailson se pronuncia ou então…