sábado, 5 de janeiro de 2013



SECRETÁRIOS OUVEM PROPOSTAS DE AMBULANTES E ESCLARECEM DÚVIDAS

Os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, e de Relações Institucionais Jailson Nascimento, reuniram-se, no final da manhã desta sexta-feira (dia 4) com uma representação dos vendedores ambulantes que ocupam a área da Avenida Soares Lopes e do Centro Histórico, conseguindo esclarecer as dúvidas em torno das notificações emitidas pela Prefeitura Municipal de Ilhéus quanto ao disciplinamento das atividades comerciais naqueles dois locais. Também participaram da reunião os vereadores Ivo Evangelista (PRB), Rafael Benevides (PP), Luis Carlos (PP), Raimundo do Basílio (PMDB) e Fábio Magal (PSC).
Além de esclarecer as dúvidas, o secretário Antônio Vieira firmou alguns acordos com os ambulantes, como o que determina a limpeza diária, pelos mesmos, dos locais onde funcionam seus pontos de venda. Para a ambulante Kátia Selene, que há três anos vende seus produtos  na Avenida Soares Lopes, a limpeza terá que ser obrigação de todos, reconhecendo que um ambiente limpo atrai mais clientes.
Outro acordo firmado, também verbalmente, determina que os vendedores autônomos não ocupem nem montem barracas na área do Centro Histórico que compreende o quarteirão Jorge Amado e a Praça Dom Eduardo. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo explicou a decisão, fruto de reclamações de turistas, moradores e comerciantes da localidade. “O Centro Histórico é o local de visita de todo mundo. As bancas geralmente ocupam espaço de pedestre, e o pedestre tem que andar. O cadeirante, por exemplo, não tem como se locomover na nossa cidade e eles têm o mesmo direito das pessoas. É nesse sentido que nós temos que organizar a cidade. A cidade tem que ser acessível a todos os cidadãos”, ressaltou Vieira.
 As reclamações dos ambulantes também foram anotadas para adoção de estudos que levem ao atendimento das mesmas. A principal queixa é contra os vendedores que ocupam espaço somente na alta temporada. Antônio Vieira garantiu a separação e a análise do protocolo que poderá conceder alvará de funcionamento aos ambulantes. “Nós estamos trabalhando para organizar a cidade, para que todo mundo consiga, nesse momento, integrar, o que colocou provisoriamente, mas de forma ordeira, melhorando a cidade. Nós vamos trabalhar no intuito de que todo mundo tenha a possibilidade de conseguir gerar emprego e gerar recursos para o município”.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE ILHÉUS
04/01/2013

Nenhum comentário: