terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Parlamentar recebe moradores do Subúrbio para denuncia de poluição



O deputado Estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), recebeu na manhã, desta terça-feira (6), pescadores e moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O grupo denunciou a canalização dos esgotos para o mar, tornando as praias da região impróprias para banho. Por conta da poluição marítima os mais de nove mil pescadores da região sofrem com a fonte de sua subsistência. 
De acordo com o pescador e presidente da Associação de Pescadores do Estado da Bahia, Reinaldo Jorge Cirne, 46 anos, a poluição gerou a diminuição de mais de 70% do estoque de peixes, mariscos, ostras e crustáceos em geral. “Infelizmente a cultura de pesca na região quase não está existindo mais. Por conta disso, aqueles que não têm o direito de defesa, seguro desemprego ao pescador artesanal, apresenta uma situação crítica de renda porque estão proibidos em vender os peixes contaminados. Com isso, os danos foram e continuam sendo diários”, manifestou Reinaldo.
Morador do bairro de Paripe, há 35 anos, o Agente Comunitário, Ubiraci Almeida, abordou o aumento do índice de micoses e diversas doenças graves diagnosticadas nas crianças da localidade. “Antes eu encontrava uma praia. Hoje, infelizmente, tenho um esgoto à céu aberto. Tenho três filhos e nenhum deles vão ter a sorte que eu tive de desfrutar de um meio ambiente saudável. Através dessa constatação vou ao Porto da Barra, Ondina, para eles darem o mergulho deles sem o risco de se contaminar”, relatou. 
Após ouvir as queixas Arimatéia, garantiu que vai agendar uma visita com os membros da Comissão nas praias atingidas, além de marcar uma audiência com a direção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), para cobrar uma maior agilidade na execução do caso. “Estamos falando de um problema de saúde pública, portanto precisamos sem letargia solucionar a questão o mais rápido possível”, afirmou o deputado.
No próximo, dia 18, os moradores e a comunidade pesqueira realizam uma Barqueata, às 7h, na perspectiva de visitar diversas ilhas da região para conscientizar a população local sobre a importância de um ambiente saudável.



Ludmilla Cohim
8804-4785 / 3115-5593
Assessoria de Comunicação
Dep. Est. José de Arimatéia (PRB)

Nenhum comentário: