quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Arimatéia divulga suas ações em 2011



         O deputado Estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), apresentou, nesta terça-feira (20) o relatório com ações, dados e demandas atendidas pelo colegiado no decorrer do ano de 2011. Além disso, ele divulgou as diversas ações desenvolvidas como parlamentar.
         Em seu pronunciamento, Arimatéia declarou que ao longo de um ano de Comissão, 11 hospitais foram visitados, quatro audiências públicas realizadas, cinco cidades percorridas e inúmeras pessoas ouvidas, tendo “todas as reivindicações e demandas encaminhadas para a Secretaria Estadual de Saúde e órgãos competentes”, garantiu.
         A frente da Comissão de Saúde possibilitou o engajamento contra diversas doenças e a meningite foi uma delas. Os membros da Comissão realizaram ações na perspectiva de alertar também a comunidade sobre a segunda doença que mais mata homens no Brasil: o câncer de próstata, com a aprovação do projeto que estabelece a Semana Estadual de Combate a Prevenção ao Câncer de Próstata.
         Na oportunidade, o parlamentar também enfatizou o combate a violência contra os animais, os quais ele definiu como "seres vivos que ainda tem a vida vulnerável à crueldade humana". Nesse sentido, Arimatéia declarou que buscou olhar com sensibilidade para aqueles que historicamente passam despercebidos à atenção dos poderes públicos, os animais.
         Um exemplo disso aconteceu em meados de outubro, no povoado de São Bento de Inhatá, no município de Amélia Rodrigues, onde houve a matança de cerca de 90 animais. O colegiado viajou para o município de Ichu, lugar em que é constante a morte de cachorros com o propósito de ‘proteger’ rebanhos, com a finalidade de motivar o avanço em conversas de políticas públicas peculiares com o governo municipal.
         “Infelizmente, esse foi um ano marcado pela crueldade, em relação aos animais. O caso que aconteceu em Amélia Rodrigues, por exemplo, onde um fazendeiro matou quase uma centena de cachorros, repercutiu nacionalmente. Estivemos no local com as ong’s voltadas para defesa dos bichos e cobramos justiça”, contou.
         Outro tema importante, debatido e aprovado na Comissão de Saúde foi o projeto de Prevenção e Combate ao Óxi; droga nova, mas extremamente destrutiva para o organismo humano. "Nesse sentido, torna-se fundamental conscientizar à população, mais especialmente os jovens. Modelo disso foi o projeto “Driblando o Crack”, evento ocorrido este ano e promovido pelo Grupo Força Jovem e idealizado há mais de 20 anos pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)", disse.

Outras ações: No segundo semestre do ano, Arimetéia intensificou o posicionamento contra a Via Bahia pelo não cumprimento das exigências de melhorias na BR 324. Foram várias reuniões, audiências para intervenção do Ministério Público Federal (MPF) e uma forte aliança com os demais deputados do município de Feira de Santana.
         “Essa guerra venceremos em 2012, estou cada dia mais certo disso. Todos nós pagamos e exigimos uma via melhor. O que é preciso fazer para que o resultado seja alcançado, está sendo feito”, afirmou.
         O deputado aproveitou ainda para dá bons exemplos da interferência da comunidade no cotidiano da Casa ao citar a visita de moradores e pescadores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que estiveram em seu Gabinete para apresentar denúncia de poluição na área. “É importante quando a comunidade reconhece seu poder de fiscalizar, cobrar e buscar alternativas para solucionar os problemas. Unimos forças e estamos avançando”, pontuou.
         "Várias ações foram executas e muitas outras serão, com a única finalidade de construir uma Bahia cada vez mais forte e humana para o povo baiano", finalizou.


Atenciosamente,
Ludmilla Cohim
(71) 8804-4785

Nenhum comentário: